quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A encenação contemporânea
Origens, Tendências, Perspectivas

Patrice Pavis
  

O QUE É A ENCENAÇÃO?

Qual o seu papel na constituição da obra teatral que chamamos de
espetáculo? Ele é apenas o da explicitação e/ou harmonização dos
elementos contidos na peça ou no que quer que seja que sirva de
base a uma representação cênica? Um simples trabalho externo de
correção ou de crítica do gesto, da voz, o entendimento, da
incorporação ou interpretação do ator? Ou será tudo isso em
conjunto, com uma função criativa e metodológica na composição
síntese do encargo de cada um dos actantes que são postos em cena
e que se integram segundo as concepções, o gosto, as tendências
de quem exerce esta incumbência, isto é, o encenador? Em outros
termos, será ele o autor de uma obra que recebe o nome de
representação e/ou espetáculo de teatro?

Em A Encenação Contemporânea, um dos principais expoentes
atuais da escola francesa de estudos da arte dramática, Patrice
Pavis, reúne e focaliza, em todas as especificidades, as questões que
englobam esse temário. Expondo cada um dos itens de forma
objetiva e ao mesmo tempo crítica, desenvolve a sua análise a partir
de um acompanhamento completo de evolução da mise en scène,
seguida de uma sondagem até sua extensão extrema na leitura e
na improvisação cênicas, o que lhe permite uma abordagem das
apresentações encenadas e performáticas.

Pontuando o espectro de sua inspeção nesse campo em geral e no
espetáculo assistido em particular, mapeia as tendências da
cenografia e as versões dadas à produção textual, sobretudo na
França, o problema do ritual e da encenação no palco, bem como
os cruzamentos entre ritual e encenação, antropologia e cultura,
mídia e teatro no processo da construção, desconstrução e
re-construção cênicas na modernidade e na chamada
pós-modernidade, com sua repercussão no teatro do gesto e do
ator e seus efeitos sobre a interpretação dos clássicos. Mas esta
verdadeira suma das artes da direção teatral não se encerra na rica
objetivação e definição conceitual, técnica e estética, pois Patrice
Pavis conclui este amplo desenho com um balanço da encenação e
uma indagação sobre o rumo que ela vai tomar no seu processo de
existência e renovação como arte.
J. GUINSBURG

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