terça-feira, 29 de julho de 2014

Teatro/CRÍTICA

"Trágica.3"

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Belas sínteses de obras-primas



Lionel Fischer



Costuma-se dizer que, dentre os muitos requisitos para alguém tornar-se um bom jornalista, um dos mais importantes é a capacidade de síntese, ou seja, informar ao máximo com o menor número possível de palavras. Sendo tal premissa verdadeira, a mesma pode ser aplicada a uma infinidade de contextos, inclusive o teatral. E é essa a proposta do presente espetáculo.

Baseada em "Medeamaterial", do alemão Heiner Müller, temos uma síntese de "Medéia", de Eurípedes. E o mesmo se dá com outras duas tragédias, "Antígona" e "Electra", ambas de Sófocles, respectivamente adaptadas por Caio de Andrade e Francisco Carlos, cabendo ressaltar que em todas a figura predominante é a da protagonista.

Em cartaz no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil, "Trágica.3" chega à cena com concepção e direção de Guilherme Leme, estando o elenco formado por Denise Del Vecchio, Letícia Sabatella, Miwa Yanagizawa, Fernando Alves Pinto e Marcello H - os dois últimos também atuam como músicos.

Por serem textos por demais conhecidos, não vejo necessidade de resumir os enredos. Assim, o que importa analisar é a capacidade dos adaptadores de materializar na cena o que cada uma das tragédias possui de essencial. Neste sentido, considero irrepreensível o resultado final obtido e acredito que mesmo aqueles que não leram os originais terão uma visão bastante abrangente das obras-primas aqui sintetizadas.

Com relação ao espetáculo, Guilherme Leme optou por uma dinâmica cênica solene e hierática, que mescla despojamento e sofisticação em igual medida. As atrizes dirigem-se à plateia, ora como se prestassem um depoimento, ora como se falassem diretamente com um personagem de vital importância em sua trajetória. Como utilizam microfones e o som de suas vozes é eventualmente distorcido ou amplificado, os textos proferidos ganham contornos ainda mais trágicos, não raro sugerindo que advêm de tempos imemoriais. Cabe também destacar a forma como o encenador trabalhou o universo gestual de cada uma das protagonistas, que, ainda que diferenciados, são sempre muito expressivos.

No tocante ao elenco, Letícia Sabatella convence plenamente como Antígona, merecendo especial destaque sua grande capacidade de entrega e a dramaticidade que atinge através de passagens cantadas. Neste segmento, Fernando Alves Pinto também obtém ótimo desempenho ao encarnar Hemon, filho de Creonte e noivo de Antígona, com Marcello H exibindo atuação correta em sua breve participação..

Vivendo Electra, Miwa Yanagizawa nos brinda com uma performance deslumbrante, de impressionante rigor formal, construindo uma figura que, num certo sentido, é menos humana e mais arquetípica. Sua voz, já sabidamente poderosa, parece surgir não de suas cordas vocais, mas de suas entranhas. Sem dúvida, um dos desempenhos mais poderosos da atual temporada.

Denise Del Vecchio constrói uma Medéia impregnada de dilacerada paixão e de um sentimento de vingança não menos poderoso. Utilizando magistralmente sua expressiva e potente voz, e impondo ao corpo uma quase que total imobilidade, a atriz consegue transmitir todas as nuances da personalidade de uma mulher que, talvez pelo fato de haver amado como nenhuma outra, não hesita em empreender uma vingança à altura da terrível rejeição que sofreu - neste segmento gostaria de destacar o belo vídeo que integra a cena, de autoria de Gustavo Leme e Guilherme Leme (Delicatessen Filmes).

Na equipe técnica, Aurora dos Campos responde por uma cenografia belíssima, constituída por um retângulo, ao fundo, que me sugeriu um monolito, quem sabe a pedra fundamental que estaria na origem dos tempos. Só me permito sugerir que o bumbo seja colocado de forma a não macular a visão do dito retângulo. Tomás Ribas contribui de forma decisiva para a beleza do espetáculo, iluminando a cena - e particularmente o já mencionado retângulo - de forma a enfatizar as diversificadas atmosferas emocionais em jogo. Também de excelente nível os figurinos de Glória Coelho, cujos signos estão em perfeita sintonia com as personalidades retratadas, a mesma excelência presente no visagismo de Leopoldo Pacheco. 

Finalmente, um elogio todo especial para a maravilhosa trilha sonora original composta por Fernando Alves Pinto, Letícia Sabatella e Marcelo H, sem dúvida responsável pelo fortalecimento de todos os conteúdos em jogo. A destacar, também, a excelência de Fernando Alvez Pinto como músico (piano, trompete e violino/serrote) e Marcello H na operação da mesa que manipula os sons.

TRÁGICA.3 - Textos de Hainer Müller, Caio de Andrade e Francisco Carlos. Concepção e direção de Guilherme Leme. Com Denise Del Vecchio, Letícia Sabatella, Miwa Yanagizawa, Fernando Alves Pinto e Marcello H. Teatro I do CCBB. Sexta às 19h. Sábado e domingo às 17h e 19h.
    




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